Como me interesso pelos processos de aprendizagem do aluno, o título logo me chamou atenção. No artigo, a autora revisou mais de 100 anos de pesquisa sobre aprendizagem e chegou a conclusão que algumas estratégias podem amenizar o esquecimento do conteúdo estudado.
As estratégias são spacing e retrieval, em uma tradução livre, espaçamento e recuperação. Espaçamento é a estratégia de aprender pouco a pouco durante um período de tempo, e que não existe uma regra universal de quanto tempo de pausa deve ser efeito entre as revisões.
A pesquisa mostrou que é efetivo revisar o conteúdo, depois de esquecer uma parte, mas não ele completo. Já a estratégia de recuperação consiste em relembrar o que foi aprendido anteriormente, podendo ser de diversas formas, flashcards, testes práticos, questões discursivas, etc.
A pesquisa também mostrou que os alunos que procuram por feedback e corrigem seus testes podem aprender mais facilmente e que as duas estratégias juntas formam uma boa combinação.
Umas das partes mais interessantes do artigo é quando a autora fala sobre uma concepção errada sobre aprendizado que as pessoas têm: Para que o aprendizado funcione ele deve ser fácil.
E isso não é verdade, o artigo defende que para que você aprenda você deve persistir e passar pelos desafios e não simplesmente reler o conteúdo e destacar o texto, dessa forma o aluno terá apenas a ilusão de aprendizado.
Acho que isso cabe muito no aprendizado de idiomas e principalmente na parte de vocabulário.
Precisamos entrar em contato com aquele vocábulo, de preferência contextualizado, e depois revisita-lo várias vezes para que em algum momento ele se “fixe” na nossa mente, não apenas se fixe mas que possamos acessá-lo sempre que precisarmos dele.
Acesse o artigo: https://www.sciencedaily.com/releases/2022/10/221019172239.htm
https://www.news.iastate.edu/news/2022/10/19/learning-forgetting
Entenda mais sobre a estratégia de retrieval:
https://www.youtube.com/watch?v=ZO8abw3DHxs