Prof. Lorena

X

Como lembrar do que estudou?

Estava procurando textos interessantes para meus alunos quando encontrei, no site do Science Daily, um artigo intitulado;

Forgetting is natural, but learning how to learn can slow it down.

Como me interesso pelos processos de aprendizagem do aluno, o título logo me chamou atenção.  No artigo, a autora revisou mais de 100 anos de pesquisa sobre aprendizagem e chegou a conclusão que algumas estratégias podem amenizar o esquecimento do conteúdo estudado.

As estratégias são spacing e retrieval, em uma tradução livre, espaçamento e recuperação. Espaçamento é a estratégia de aprender pouco a pouco durante um período de tempo, e que não existe uma regra universal de quanto tempo de pausa deve ser efeito entre as revisões.

A pesquisa mostrou que é efetivo revisar o conteúdo, depois de esquecer uma parte, mas não ele completo. Já a estratégia de recuperação consiste em relembrar o que foi aprendido anteriormente, podendo ser de diversas formas, flashcards, testes práticos, questões discursivas, etc.

A pesquisa também mostrou que os alunos que procuram por feedback e corrigem seus testes podem aprender mais facilmente e que as duas estratégias juntas formam uma boa combinação.

Umas das partes mais interessantes do artigo é quando a autora fala sobre uma concepção errada sobre aprendizado que as pessoas têm: Para que o aprendizado funcione ele deve ser fácil.

E isso não é verdade, o artigo defende que para que você aprenda você deve persistir e passar pelos desafios e não simplesmente reler o conteúdo e destacar o texto, dessa forma o aluno terá apenas a ilusão de aprendizado.

Acho que isso cabe muito no aprendizado de idiomas e principalmente na parte de vocabulário.

Precisamos entrar em contato com aquele vocábulo, de preferência contextualizado, e depois revisita-lo várias vezes para que em algum momento ele se “fixe” na nossa mente, não apenas se fixe mas que possamos acessá-lo sempre que precisarmos dele.

Acesse o artigo: https://www.sciencedaily.com/releases/2022/10/221019172239.htm

https://www.news.iastate.edu/news/2022/10/19/learning-forgetting

Entenda mais sobre a estratégia de retrieval:

https://www.youtube.com/watch?v=ZO8abw3DHxs